terça-feira, 22 de abril de 2014

O que é Hack

Para aqueles que querem descobrir como hackear a conta de seu(a) namorada(o) no Facebook, Twitter, Google+, etc. Estão no local errado. :/

Hack aqui será tratada como a linguagem de programação que foi desenvolvida pelo Facebook (irônia?). Ela já é utilizada pelos engenheiros do Facebook há algum tempo, porém somente no dia 20 de Março de 2014 ela foi liberada para utilização pública.
Hack é muito parecida com PHP, porém não é uma linguagem de programação de verificação dinâmica de tipos (Dynamic Type-checking), na verdade ela é uma linguagem de programação de verificação gradual de tipos (Gradual Type-checking), além de ser parecida com PHP ela possui algumas funcionalidades de JAVA e C#.

Hack  foi desenvolvida para trabalhar em conjunto com a maquina virtual HipHop Virtual Machine (HHVM), também desenvolvida pelo Facebook, essa disponível desde 2011 e concebida para interpretar PHP provendo uma abordagem compilação Just-in-Time (JIT). A HHVM está disponível para as principais distribuições Linux, somente as versões 64-bits.

Porque utilizar Hack?

Iniciei os estudos de Hack porque meu orientador sugeriu utiliza-la para o desenvolvimento de meu TCC. Ela proporciona os seguintes benefícios:

- Linguagem de desenvolvimento dinâmica com os benefícios das linguagens estáticas;

- O JIT proporciona uma rápida verificação de seu código antes de o mesmo ser executado e assim é possível visualizar e corrigir erros mais rapidamente;

- Além, claro, de ser uma linguagem com raízes fortes no PHP. O que diminui a curva de aprendizado;

No próximo post trarei a forma de configurar a HHVM e utilizar a Hack.

Fontes: Hack, HHVM, Type System, What is gradual typing,

Nenhum comentário:

Postar um comentário